Alergia Alimentar

Abaixo segue a ordem de freqüência dos alimentos alergênicos, por isso você deve retirar da dieta e ler o rótulo de todos os produtos industrializados, ou seja, tudo que for de pacotinho, até mesmo medicações, se contiver algum dos ingredientes abaixo você não pode ingerir, caso esteja amamentando e nem as crianças.
Antes de iniciar a dieta comprar uma esponja ("schotch brite") nova e lavar com água fervente os utensílios ( pratos, panelas, talheres, copos... ) que serão utilizados na preparação dos alimentos... Separar a louça da casa que a criança e/ou a mãe que estarão em dieta sem os alergênicos.




Lista dos Alimentos Alergênicos



1 - Leite de vaca e derivados

   Leite de vaca
   Caseína
   αs-caseínas: αs1, αs2
   β-caseínas
   κ-caseínas
   γ-caseínas
   Proteínas do soro:
   β-lactoglobulina
   α-lactoalbumina
   Proteases e peptonas
   Proteínas do sangue
   Albumina
   Imunoglobulinas

Alimentos que não podem ser consumidos para quem tem alergia ao leite de vaca:

   leite integral ou desnatado
   leite com baixa lactose ou sem lactose
   manteiga
   margarina que contenha leite
   gordura anidra de leite
   ghee (manteiga indiana)
   creme de leite / nata
   iogurte
   doce de leite
   coalhada
   queijo
   leite em pó
   soro de leite (em pó)
   requeijão
   leite de cabra
   leite de ovelha
   leite de outros animais
   corante /saborizante caramelo
   chocolate
   sabor artificial de manteiga
   sabor artificial de queijo
   nougat
   leite condensado
   lactoferrina
   lactoalbumina (whey protein)
   lactoglobulina
   fosfato de lactoalbumina
   caseína
   caseína hidrolisada
   caseinato de cálcio
   caseinato de potássio
   caseinato de amônia
   caseinato de magnésio
   caseinato de sódio
   leitelho
   proteína do leite hidrolisada
   proteína láctea
   composto lácteo
   Petit Suisse
   Leite de vaca : in natura, em pó, condensado, evaporado,
   achocolatado, maltado, fermentado, etc.

Proteínas do leite podem ser encontradas nesses alimentos, ou seja, você não pode ingerir:
   salame e outros embutidos
   batatas chips e outros salgadinhos
   margarina e alguns cremes vegetais
   chantilly vegetal ou tradicional
   sopas instantâneas
   achocolatados
   pão com leite e bolos
   salsichas
   macarrão instantâneo
   alguns picolés de frutas

Caseína, caseinato, lactato, lactose,  soro do leite, traços do leite, produtos lácteos,etc.
O Leite de Vaca é fonte de : proteínas, vitamina B12, B6, ácido pantotênico, riboflavina, Vitamina D, cálcio, Mg , fósforo e Vitamina A.  Fontes alternativas para o leite de vaca são as carnes e ovos. Nas receitas os substitutos podem ser suco de fruta, bebida a base de aveia ou arroz.

Quanto você precisa de cálcio por dia em cada faixa etária:
Geralmente uma suplementação é necessária pois a biodisponibilidade do cálcio nos alimentos não lácteos é muito inferior e é impossível atingir o recomendado.

Valores de Ingestão dietética de referência segundo a idade e o gênero – Dietary Reference Intakes (DRI):
Lactentes  7 - 12 meses = 270mg
Lactentes  1 - 2 anos = 500 mg

Crianças  3 - 8 anos = 800mg
Adolescente 9 - 18 anos =1300mg
Lactantes (Mãe) = 1200mg

São fontes de cálcio : brócolis, amêndoas, gergelim, aveia, feijão, couve, espinafre, batata-doce, peixes pequenos com osso, sucos fortificados ou bebidas a base de arroz ou soja fortificados.
Outro nutriente que ajuda na absorção de cálcio é a vitamina D. Sua principal forma de obtenção é a exposição solar ou suplementação via oral com os alimentos ricos , por exemplo: salmão, sardinha, cavala e atum.


Dicas Importantes:
   Leia todos os rótulos de alimentos e outros produtos industrializados, como de cosméticos (sabonetes, pomadas, condicionador, xampu, protetor solar, etc) e de medicamentos (lactulona, suplementos de cálcio, etc), pois estes produtos também podem conter leite e, em contato com a pele, provocar alergia.
   Frios (presunto, mortadela, etc) fatiados em padarias e mercados são geralmente cortados na mesma máquina onde são cortados os queijos, podendo ocorrer contaminação cruzada. Prefira produtos embalados diretamente pelo fabricante.
   Evite produtos que não contenham rótulo com ingredientes (como por exemplo os produtos produzidos em padarias e confeitarias).

Se seu filho tem alergia ao leite de vaca, leia com atenção a relação de ingredientes dos alimentos industrializados antes de comprá-los ou de consumi-los. Há ingredientes que contêm leite, e outros que podem ou não conter.






Lista dos Alimentos Alergênicos (continuação)




Retirar da dieta conforme orientação médica:


2 – Ovo

   Ovo de galinha
   Clara
   Albumina
   Ovalbumina
   Ovomucóide
   Ovotransferrina
   Ovomucina
   Lisozima
   Gema
   Grânulo
   Lipovitelina
   Fosvitina
   Lipoproteína de baixa densidade
   Plasma
   Lipoproteína de baixa densidade
   Globulina
   Flavoproteína
   Clara de ovo, gema de ovo, ovo em pó, ovo pasteurizado, albumina; 

   Suspiro, marshmallow, molho holandês, merengue, maionese, suflê, macarrão com ovos;


O ovo é fonte de: proteínas, vitamina B12, ácido pantotênico, ácido fólico, riboflavina, selênio, biotina, colina e Vitamina D. Fontes alternativas seriam as carnes, laticínios e vegetais verde-escuro.

Nas receitas e preparações o ovo pode ser substituído por : 1 colher de sopa de farinha de linhaça misturada em 3 colheres de sopa de água; 1 colher de sobremesa de vinagre branco; ou 1 pacote de gelatina sem sabor e 2 colheres de sopa de água morna ; ou 1 colher de fermento biológico e 1/4 de xícara de água morna; ou 1 colher de sopa de chia com 2 colheres de sopa de água.



3 - Soja

   Produtos à base de soja*; 
   Proteína texturizada de Soja, PTS; 
   Proteína vegetal hidrolisada
   Proteína isolada de soja
   Edamame
   Iogurte de soja
   Leite condensado de soja - Soymilk
   Suco de soja- Ades, Sollys, etc.
   Sorvete de soja
   Farinha de soja
   Manteiga de amendoim de soja
   Broto de soja
   Fibra de soja : Okara, farelo de soja e fibra de isolado de soja
   Tipos de molho de soja são: shoyu, tamari e teriyaki.
   Shoyo, Missô, Tofu, Natto, Sufu, Tao-cho, Tao-si, Yuba, Taotjo e Tempeh.
   * São permitidos: óleo de soja e alimentos contendo lecitina de soja.

A soja é fonte de proteína, tiamina, riboflavina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio , ferro e zinco. Fontes alternativas serão feijão, ervilha, lentilha, carnes, laticínios e grão-de-bico



4 - Frutos do mar

   Parvalbuminas (alérgeno M)
   Tropomiosinas 
   Peixe, marisco, camarão, berbigão, ostra, lula, polvo


Os peixes e crustáceos são ricos em ômega-3, proteína, selênio, fósforo, niacina e vitaminas B6 e B12.
Nas receitas podem ser substituídos por óleo de soja, canola e linhaça, carnes, ovos e laticínios. Grãos fortificados, frutas e vegetais.



5 - Oleoginosas


   Castanha de caju, castanho do Pará, nozes, avelã, amendoim, pistache, etc.
São ricas em proteínas, vitamina E e B6, potássio, fósforo, magnésio, manganês, niacina,cobre, cromo e biotina.
Fontes alternativas seriam carnes, laticínios, grãos integrais , vegetais e frutas.



6 - Trigo


   Farinha, flocos, farelo, germe ou bagos integrais de trigo;
   Pão, bolo, biscoito, bolacha ou torta com trigo;
   Farinha de rosca, farinha de pão, pudim de pão;
   Kibe, macarrão, massas, cuscuz;
   Semolina.

O trigo é fonte de carboidratos, tiamina, riboflavina, niacina, ferro, selênio, cromo , magnésio, ácido fólico, fósforo e molibdênio. Pode ser substituído nas receitas por farinha de arroz, milho, polvilho, mandioca, fécula de batata, amido de milho, creme de arroz e araruta.



Socorro! O que vou comer agora?

Conheça RECEITAS, acessando a seção de downloads do Instituto Girassol.
   Receitas Culinárias para Crianças com Alergia Alimentar
   Receitas Culinárias para Crianças com Alergia Múltipla
Algumas das receitas disponíveis:


Para saber o que a mãe e a criança, que estão em dieta sem leite, ovos e soja podem comer, consulte o artigo Dieta sem Leite de Vaca e derivados neste site.