Consulta de 2 anos de vida – Parabéns!


Consultas

Uma consulta a cada 3 - 4 meses.

Alimentação

O ritmo de crescimento é regular e mais lento que o de bebê, por isso as necessidades nutricionais e o apetite são menores. Não force seu filho a comer mais do que quer e/ou precisa. Esse tipo de atitude gera estresse na família e pode habituar a criança a comer mais do que ela precisa, favorecendo a distúrbios nutricionais como a obesidade.

A queixa de recusa alimentar é muito freqüente no segundo ano de vida, quando a velocidade de crescimento diminui bastante em relação ao primeiro ano e, conseqüentemente, diminuem também as necessidades nutricionais e o apetite.

A escolha dos alimentos deve ser da família, para que a criança possa ingerir alimentos nutritivos. Colocar horários as refeições, tente criar uma rotina.

Nessa idade a criança prefere brincar do que comer, por isso o ambiente onde será realizado a refeição deve ser tranqüilo e sem muito estímulo.

A preferência natural do ser humana é pelo doce. Por isso é importantíssimo os pais ensinarem e habituarem as crianças com frutas e verduras, muitas vezes difícil pois eles já tem preferências. Assim é importante colocar limites quanto a horário e quantidade de doces ingeridos.
As crianças tendem a comer menos no verão.

Deixe seu filho comer sozinho sobre a sua supervisão, deixe-o adquirir coordenação motora. Ele irá se sujar, mas ele deve aprender a se alimentar sozinho. Tenha paciência, dê tempo a ele.
Nessa faixa etária a resistência a alguns alimentos é muitas vezes uma maneira de demonstrar independência e autonomia, assim é de fundamental importância que a família dê o exemplo de uma alimentação saudável.

Evitar a utilização de alimentos artificiais e corantes, assim como os “salgadinhos “, refrigerantes , uma vez que os hábitos alimentares adquiridos nessa idade mantém-se até a idade adulta.
Deve-se ingerir 600 ml de leite, preferencialmente fortificado com ferro e vitamina A, assim como outros derivados (iogurte natural e queijos) para ter um adequado aporte de cálcio.
Cuidado com as substituições das refeições principais por leite.

Os pais devem oferecer alimentos variados, saudáveis e em porções adequadas e permitir que a criança escolha o que e quanto quer comer. As refeições devem ser realizadas à mesa ou em cadeira própria para a criança, juntamente com a família, em ambiente calmo e agradável, sem televisão ligada ou outro tipo de distração.

As crianças devem ser estimuladas a comer vários alimentos, com diferentes gostos, cores, consistência, temperaturas e texturas. A dependência de um único alimento, como o leite, ou o consumo de grandes volumes de outros líquidos, como o suco, pode levar a um desequilíbrio nutricional. Suco no máximo 150ml/dia. Água a vontade nos intervalos entre as refeições. O sal deve ser usado com moderação. O tamanho das porções de alimento deve ser ajustado ao grau de aceitação da criança.

Neofobia é a recusa da criança em aceitar novos alimentos sem ter experimentado. Repetidas exposições a criança , de ate 15 momentos diferentes, podem reduzir essa resposta neofóbica.
As refeições de sal devem se semelhantes as do adulto.
Não associar a aceitação alimentar a recompensas, castigo ou chantagens. Isso criará um ciclo vicioso e de manipulação da criança com os pais.

As crianças obesas nessa idade tendem a se tornarem adultos obesos se forem mantidos os maus hábitos alimentares e de vida.
Evite ter e ou levar para casa: bolacha wafer, bolacha recheada, chocolate a vontade, leite condensado, balas, chicletes. Não estimule seu filho a comer esse tipo de alimento. Existem outras maneiras de você demonstrar seu amor. Não leve “balinha “ para casa, leve um livro para você ler com ele antes de dormir, isso reforça o vínculo entre pais e filhos, cria hábito saudável e estimula a inteligência dele. Use sua imaginação!

Para  2 anos são indicadas as seguintes proporções diárias:

 Cereais, massas, tubérculos e raízes - 5 porções
 Frutas - 3 porções
 Leguminosas - 1 porção
 Carne e ovos - 2 porções
 Leite e derivados - 3 porções
 Açúcar e doces - 1 porção
 Óleos e gorduras - 1 porção

Ver as  porções em orientações dietéticas.

Vacinas

Não há vacina, se seu calendário estiver em dia. Dependendo da época do ano pode ser realizada a vacina da gripe (influenzae + H1N1).

O que a criança já faz?

Consegue vestir roupas mais fáceis com alguma ajuda.
Corre bem sem cair.
Anda de costas.
Subir escadas.
Constrói uma tosse de 6 cubos ou mais.
Faz trenzinho com as peças de  montar.
Fala frases combinando 2 ou 3 palavras.
Começa a utilizar os artigos  (o, a, um) e os pronomes (meu, minha, sua, esse, etc...).
Consegue pular tirando os 2 pés do chão.
Consegue pular de um lado para o outro e também com uma perna só.
Chuta uma bola pra frente sem se apoiar.
Arremessa bola com a mão.
Diz qual é o seu nome.
Imita pessoas (mãe, médico, pai, motorista, etc.).
Reconhece pelo menos 2 cores.
Aponta para partes do corpo.
Consegue desenhar um círculo.

Sono

14h por dia. A noite 11h e 1 soneca durante o dia. A criança já pode dormir no seu quarto. Já brigam contra o sono, para não dormir, por isso crie uma rotina.

Treinamento para o uso do vaso sanitário e controle esfincteriano

É em torno de 2 anos que o sistema nervoso central torna-se maduro para a criança aprender a usar o vaso sanitário.
Alguns estudos mostram que crianças que iniciam o treinamento antes de 18 meses estarão prontas só depois dos 4 anos e aquelas que iniciaram o treinamento em torno de 2 anos geralmente estão completamente preparadas antes do terceiro aniversário.
Para o treinamento use o penico ou adaptador para o vaso sanitário com banquinho para apoio dos pés.
O melhor momento para retirar a fralda é entre 2 e 3 anos.
A liberação involuntária de urina a noite (xixi na cama) pode ir até 5 para meninas a 6 anos para meninos.
Tenha paciência com os escapes, não reprima.

O que fazer para o meu filho ter um bom desenvolvimento físico, emocional e intelectual?

Conte histórias, para despertar o interesse dele pela leitura.
Estabeleça limites, visto a segurança da criança e tranqüilidade para os pais.
Explique e demonstre as atitudes corretas: como não roubar, não mentir.
Brinquedos e carrinhos que possam ser puxados, empurrados, erguidos ou rolados. Locais onde ela possa escalar, escorregar, pular, engatinhar, saltar e correr. Picar, colar, rasgar, cortar, pintar, colorir. Jogar e chutar bola, arremessar. Andar equilibrando uma almofada na cabeça.
Ofereça objetos que ela possa reconhecer cores, números, formas, tamanhos. Procure explicar para ela, conversando e interagindo. Jogos de montar e desmontar.
Brincar de cavalinho.
Estimular a criança a empurrar ou puxar um carrinho pela cordinha.
Jogar bolas com as mãos na posição de pé.
Dar caixas para ela empilhar.
Incentivar a criança a se despir sozinha e mostrar e perguntar sobre as partes do corpo.
Estimular a criança a guardar e retirar brinquedos das caixas.
Brincar com quebra-cabeças de peças grandes e em pequeno número.
Dar objetos de várias qualidades e pedir para que junte os iguais.
Brincar de bater palmas e pés e pedir para ela imitar.
Perguntar: “qual é seu nome?”
Mostrar um álbum de fotos e pedir que identifique as pessoas.
Uma forma de estimular a fala é não atender prontamente aos pedidos da criança, deixando-a primeiro falar algumas palavras para expressar o que deseja.
Na hora da alimentação deixe-a pegar pequenos alimentos como uva, pedaços de banana, maçã, etc. Permita que ela tente comer sozinha com colher e tomar sucos e leite em caneca plástica, segurando-a com as próprias mãos. Mesmo que vire uma lambuzeira, não se importe, deixe-a se sujar. Assim ela vai treinando se alimentar sozinha e poderá se interessar mais pelos alimentos, o que deixará a hora da refeição mais agradável e divertida.



Como ler para a criança? 


 Essa é a fase em que as crianças  gostam  de exercer a previsibilidade, assim gostam que os pais contem as mesmas histórias várias vezes. Também repetem palavras e frases e participam mais da leitura.

Assim os pais podem :
                                                                 
1- Permitir que a criança faça comentários sobre o texto, alguma figura ou palavra que chame atenção dela.                                                                                                                                
2- Deixe que ela conte sua história favorita da sua própria maneira. Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu o mesmo.                                                              
3- Fazer perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda. Ex: o  que é isso?
  
4- Valorizar todas as perguntas e comentários que a criança faz, pois são boas oportunidades para iniciar uma conversa.                                                                                                          
5- Levar a criança a bibliotecas  e/ou livrarias para escolher livros ou ouvir histórias.                  
6- Mostrar para a criança  como as coisas que acontecem com os personagens  são parecidos  com algo que ela mesma já fez ou viu.                                                                                      
7- Falar sobre os sentimentos dos personagens e perguntar se ela já sentiu a mesma coisa.          
8- Deixar que a criança conte o que acontece em seguida ao ler histórias que ela já conhece.




Alertas de Segurança para a criança de 2 anos

Atropelamentos, quedas de lugares altos e piscina, impacto.
Picadas e mordeduras.
Quedas (cama, trocador, colo, carrinho, poltronas e escadas)
Cuidado com a criança na cozinha! Área de risco! Colocar grade de proteção.
Queimaduras (cigarro, líquidos quentes)
Sufocação (enrolar cordão ou prendedor de chupeta em volta do pescoço, pequenos brinquedos)
Intoxicações (medicamentos em doses erradas, substâncias tóxicas- naftalina)
Transporte adequado no carro, usar assento especial para crianças e sempre no banco traseiro.
Estabelecer limites, usar as bocas de trás do fogão, cabos voltados para dentro.
O ideal é não ter a criança na cozinha!
Risco com afogamento e quedas de piscinas.

Desenvolvimento e Segurança

Necessitam de supervisão contínua, deixar fora do alcance: objetos pontiagudos, cortantes, que destacam partes, medicamentos, produtos de uso domiciliar.
Nessa faixa etária existe risco de atropelamento, aspiração (corpo estranho), queimaduras, choque elétrico, afogamentos, quedas, contusões e intoxicações. Para prevenir deve-se verificar a temperatura do banho e mamadeira, não medicar sem receita. Usar protetor de tomadas, cuidados com fios soltos. Usar protetores de quina de móveis. Afaste cordões, fios e sacos plásticos. Proteja escadas e janelas. Mantenha fechada a porta do banheiro e cozinha.
Não deixe produtos de limpeza e remédios ao alcance das crianças; tranque-os em armários ou coloque-os em locais de difícil acesso.
Use brinquedos fortes e inquebráveis, evite os brinquedos com partes pequenas, pelo risco de sufocação.
Não deixe ao alcance fios, cordões e sacos plásticos.
Proteja escadas pelo risco de quedas.
Proteja arestas pontiagudas dos móveis pelo risco de trauma.
Coloque proteção nas janelas e escadas.
Até os 2 anos de vida, os brinquedos não podem conter peças pequenas, cortantes ou perfurantes. Se desmontáveis, essas características são válidas para todas as peças.



Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria