Leitura para as crianças , por que é tão importante?



A formação cerebral  do bebê ocorre desde o nascimento até em torno de 5 anos de vida, por isso o estímulo através da leitura é tão importante nessa fase.
Além de auxiliar na formação da linguagem, a leitura também aumenta o vínculo afetivo entre pais e filhos.



As experiências vivenciadas pela criança na infância ( estímulo cognitivos, sensoriais e afetivos) tem grande influência  na arquitetura do cérebro e no seu desenvolvimento social. Assim, é muito importante passar carinho, segurança, conversar, cantar e oferecer para sentir com o toque diferentes texturas ( áspero, sedoso, aveludado...). Tudo isso contribuirá para sua formação neurológica, para que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar, aprender e conviver.
 "O bebê no nascimento já vem com a capacidade para escutar, ao ler em voz alta ou cantar uma canção, ele se coloca em posição de escuta. Isso quer dizer que esta tratando de construir significado à sua maneira. Por isso, é necessário alimentar essas potencialidades desde o princípio da vida."( Evelio Cabrejo Parra).

Um dos principais estímulos é a leitura.
Ela é tão importante porque :

- Fortalece o vínculo entre os pais e o bebê.
- Ajuda no desenvolvimento da atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio.
- Estimula a criatividade, imaginação e a curiosidade.
- Auxilia no desenvolvimento de empatia (colocar-se no lugar do outro)
- Ajuda a minimizar a agressividade e hiperatividade.
- Auxilia na boa qualidade do sono.
- Desenvolve a linguagem oral.

Para ler para as crianças mostre as figuras, esteja disponível para a interação e deixe a criança manusear o livro.

 0-5 meses : representar com gestos ou a voz a figura que estive mostrando. Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação. Apontar as figuras que estão no livro e dizer em voz alta o nome daquilo para o qual o bebê estiver olhando. Virar as paginas de acordo com o interesse do bebê.


6 meses a 1 ano de vida: Os bebês nessa fase já conseguem se sentar, segurar o livro e também coloca-los na boca. Os pais podem nomear as figuras que o bebê aponta no livro ou aquelas em que ele fica interessado. Ajudar o bebê a virar as páginas do livro. Transmitir o clima da história por meio da entonação da voz, de gestos e de expressões faciais. Converse e faça perguntas sobre as coisas que ele esta ouvindo. Ex:"Olha o gatinho. Como ele faz? Faz miau-miau."Seguir as indicações do bebê para ler mais, repetir ou parar.



1 - 2 anos: Nessa idade ela já consegue escolher o livro favorito  e  entregar  aos pais. Ela aponta as figuras e copia os gestos  e expressões que o adulto esta lendo para elas.

Assim os pais podem:                                                                                                                                 

1- Usar diferente vozes para representar os personagens.  
2- Fazer perguntas para que a criança responda apontando, por exemplo: onde esta o gato? quem faz miai-miau?                                                                                                                    
3- Incentive a criança a imitar os sons dos animais. Exemplo: como a vaca faz? Mu.                  
4- Sorrir e responder quando ela falar ou apontar algo.                                                                    
5- Leia a história várias vezes se ela quiser.                                                                                   
6- Deixar a criança virar as páginas dos livros.                                                                             
7- Acrescentar mais palavras  quando a criança apontar para uma imagem. Exemplo: a menina é bonita e tem cabelo marrom.                                                                                                              
8- Fazer outras perguntas  sobre as figuras que ela apontar. Exemplo: Cadê o nariz da menina? , E o nariz da mamãe? E o seu nariz?                                                                                              
9- Nomear e demonstrar ações e emoções: A menina esta rindo. E então rir para o bebê.        
10- Levar sempre um livro quando sair com o bebê e ler para acalmá-lo e distraí-lo.

2-4 anos: Essa é a fase em que as crianças  gostam  de exercer a previsibilidade, assim gostam que os pais contem as mesmas histórias várias vezes. Também repetem palavras e frases e participam mais da leitura. 

Assim os pais podem : 
                                               
1- Permitir que a criança faça comentários sobre o texto, alguma figura ou palavra que chame atenção dela.                                                                                                                                   
2- Deixe que ela conte sua história favorita da sua própria maneira. Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu o mesmo.                                                                 
3- Fazer perguntas sobre as imagens do livro para que a criança responda. Ex: o  que é isso?     
4- Valorizar todas as perguntas e comentários que a criança faz, pois são boas oportunidades para iniciar uma conversa.                                                                                                             
5- Levar a criança a bibliotecas  e/ou livrarias para escolher livros ou ouvir histórias.                     
6- Mostrar para a criança  como as coisas que acontecem com os personagens  são parecidos  com algo que ela mesma já fez ou viu.                                                                                         
7- falar sobre os sentimentos dos personagens e perguntar se ela já sentiu a mesma coisa.            
8- Deixar que a criança conte o que acontece em seguida ao ler histórias que ela já conhece.



 4-6 anos : Nessa fase as crianças escolhem os livros que querem  que os pais leiam e fazem perguntas sobre coisas que acontecem neles. Também corrigem os pais quando eles pulam uma parte de um livro já familiar e conseguem contar uma história conhecida com as próprias palavras. 

Os pais podem :                                                                                                                 
1-  Responder com interesse as perguntas e os comentários da criança.                                      
2- Ler a história do jeito que o autor escreveu, sem alterar as palavras para ampliar o vocabulário da criança.                                                                                                                   
3- Conversar de forma espontânea sobre os assuntos do livro.
                                                                     
4- Levar a criança a bibliotecas e livrarias  para escolher livros ou ouvir histórias.                       
5- Deixar livros acessíveis paz a criança pegar quando quiser.                                                     
6- Mostrar para a criança que você esta lendo as palavras do livro.